Mãe denuncia médica por recusa de atendimento a filha de 6 anos na UBS do Santos Guimarães, em Teixeira de Freitas


24/10/2024 19h41 | Por: Redação/fonte teixeiraurgente

Uma mãe registrou uma denúncia na delegacia de Teixeira de Freitas contra uma médica da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Residencial Santos Guimarães, por se recusar a atender sua filha de 6 anos, que sofre de bronquite asmática. A médica denunciada é Jéssica Nunes, integrante do programa Mais Médicos.

De acordo com a mãe, ela foi à UBS em busca da renovação da receita médica para os medicamentos Aerolin e Clenil, que sua filha usa de forma contínua, mas foi informada de que o atendimento só seria realizado mediante agendamento. Após retornar para casa, a mãe entrou em contato com o chefe de gabinete da prefeitura, Henny Aramuni, que a orientou a voltar à unidade, garantindo que o atendimento seria feito.

Entretanto, ao regressar à UBS, a médica Jéssica Nunes teria se recusado a atender a criança, alegando que considerava um “desaforo” o contato da mãe com o chefe de gabinete. Ela ainda ressaltou que não era subordinada ao município, mas ao programa federal Mais Médicos.

Diante da recusa, a mãe da criança registrou um boletim de ocorrência na Delegacia de Teixeira de Freitas. A médica poderá responder por prevaricação, de acordo com o artigo 319 do Código Penal Brasileiro.

Há informações de que essa não é a primeira vez que médicos se recusam a atender pacientes sem agendamento. Na UBS e em outras unidades de saúde, o atendimento só ocorre mediante agendamento prévio.

O portal Teixeira Urgente acompanhará o caso e encaminhará uma denúncia ao Ministério Público para que as devidas exceções sejam tomadas.